O ESTOQUE É UM ITEM QUE COMO DIGO, DEFINE O SUCESSO OU FRACASSO DE UM NEGÓCIO. Mal administrado, fecha qualquer negócio!

Realizar corretamente estoque e compra de alimentos em um restaurante, é de suma importância para a boa administração do negócio.

Ela que ira definir se a relação estoque e compras está saudável, e nesse caso, gerando lucro .

Só assim é possível evitar desperdícios. E assim você leva a excelência no serviço oferecido.

Administre o seu estoque com muita atenção, cuidado e conhecimento dos detalhes. Por exemplo, cuide da data de validade dos produtos e do lote de fabricação é muito importante. Mas não pare por ai!

Analise a temperatura do ambiente em que o alimento está. Não importa se em uma sala para estoque de itens secos ou  em uma câmara fria ou congelada.

A limpeza do local, é essencial! O simples fato de terem infiltrações ou humidade, pode danificar ou estragar os alimentos.

Estes são alguns dos detalhes, que você precisa  levar em conta na hora de cuidar do armazenamento do seu estoque. Esse controle influencia diretamente na lucratividade do seu negócio. E por fim, na qualidade dos seus produtos e serviços.

Como cuidar das compras e da estocagem de alimentos?

Quando o armazenamento está correto, o seu restaurante evita desperdícios.

Isso porque  quando um alimento não é bem cuidado, vai acabar na lata de lixo. Gera prejuízo, aumento do seu CMV (custo da mercadoria vendida), e reduz a sua margem de lucro.

Uma  estocagem mal realizada, também pode levar a contaminação dos alimentos. E é muito sério, pois pode provocar infecções e doenças  nos seus clientes. Portanto,  prejudicar gravemente a reputação do seu negócio. Se ocorrer ainda qualquer tipo de denuncia, pode levar inclusive a interdição do restaurante por ordem da vigilância sanitária.

O cuidado com os insumos do seu restaurante, começa nas compras. É antes dessa etapa, que você deve analisar seu cardápio.  Entender quais pratos tem mais saída, quais quase não saem.

Nesse caso, estoque e compras andam de mãos dadas! Será que não vale a pena retirar esse ultimo do cardápio? Ele gera compra de produtos que irão ficar parados, treinamento de equipe, pré-preparos que não serão utilizados. E isso custa muito caro ao restaurante.

Por isso, saber criar uma boa lista de compras, é essencial. Traga o seu estoque para o mais assertivo possível, sem produtos que fiquem parados por mais tempo do que necessário. Assim irá evitar o desperdício e o acúmulo no espaço físico.

Uma dica é adquirir alimentos com data de fabricação recente, e que tenham, consequentemente com maior longevidade.

Já produtos em promoção, com menor prazo de validade, podem ser adquiridos sem problema.  Mas desde que voce conheça muito bem sua demanda. Muito importante saber quanto tempo vai demorar para utiliza-los, sem que ultrapassem sua validade.

Sempre é necessário analisar a embalagem. Se elas estão em perfeito estado e sem qualquer tipo de violação.

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